12 de jul. de 2011

Análise: Mass Effect 2


 

                         História



Os começo de Mass Effect 2 se inicia, dois anos depois que Comandante Shepard conseguiu invadir a áreas dos Reapers onde seus objetivos era a destruição da vida orgânica, e assim ao começo de Mass Effect 2, surgi um novo inimigo misterioso. À margem do espaço conhecido, algo está silenciosamente seqüestrando todas as colônias humanas. Desta vez Shepard deve trabalhar com Cerberus, uma organização implacável dedicada à sobrevivência humana a qualquer custo, onde o principal objetivo era deter a ameaça mais terrível que a humanidade já enfrentou.Para tentar essa perigosa missão, Shepard deve montar uma equipe de elite e no comando da nave mais poderosa já construída e mesmo assim a tripulação diz que é suicídio, sendo que Comandante Shepard pretende provar que eles estão errados.


Em Mass Effect 2, é possível que Shepard e membros da equipe morram no final da última missão do jogo. Durante todo o jogo, o jogador terá o objetivo de construir a sua equipe e encontrar os recursos e as informações  necessárias para ter sucesso na missão final. Se o jogador entrar na missão final despreparado é possível experimentar um final onde Shepard morre,  e os membros da equipe também, ou até mesmo um final desastroso em que todos morrem.

 
Se Shepard morre, o jogador não será capaz de continuar a jogar o jogo depois dos créditos, e não será capaz de importar os seus personagem em Mass Effect 3. A morte é definitiva para todos os personagens, e qualquer que morrem durante o final não vai aparecer em Mass Effect 3
, algo que é completamente fantástico, pois terminando um jogo, o jogador continua o outro. 


                                  Jogabilidade





Considerado um dos melhores jogos de gênero RPG da atualidade, Mass Effect 2 é um jogo que apresenta um estilo bem diferente dos jogos do gênero, sendo que ele mistura Ação, RPG e Ficção-Cientifica, e com essa fusão conseguiu-se criar um gênero que agrda tanto os fãs de RPG, quanto os fãs de Ação, pois os dois gêneros estão bem equilibrados no conteudo de Mass Effect 2. Podemos nomear o gênero do jogo como Ação-RPG, pois um esta dentro do outro, sendo que não é preciso gostar de jogos do gênero RPG, para gostar de Mass Effect 2.


No setor combate, Mass Effect 2 apresenta um grande arsenal de poderes e armas para o pelotão que Shepard comanda e também para si mesmo. Armas dos estilos mais comuns, como pistolas, metralhadoras e rifles aparecem nos arsenais do jogo, mas elas contem um layout e um poder mais evoluido e futuristico, sendo que apresentam o mesmo objetivo, como por exemplo, o rifle que serve para tiros á longa distancia. Sheparde e seu grupo de fuzileiros também possuiem alguns poderes que ajudam no combate contra os inimigos, sendo que cada poder possui as suas próprias características, o que seria força, velocidade e duração, e de acordo com que o jogo vai se passando, os soldados ganham pontos de habilidade, que podem ser utilizados para evoluir as caracteristicas de seus poderes ou também a profissão que le exerce.



Em cada missão, Sheparde pode levar com ele até duas pessoas de seu pelotão, sendo que durante um objetivo o jogador podera controla-los, ou seja, quem esta jogando decide as localizações e as armas e poderes dos soldados a serem usados. Durante um combate, em Mass Effect 2 para se desviar dos tiros dos inimigos, é possível se esconder atraz de muros, caixas ou objetos e com isso também é possível atirar em quem esta te atacando. De acordo com a dificuldade que o jogador joga em Mass Effect 2, ele sera exigido de pensa em suas ações durante um combate.






Em Mass Effect 2, ao passar da primeira missão, Shepard se torna o comandante da tripulação da nave Normandy e ao ocorrer-se isto, o jogador poderá fazer várias coisas interessantes. Trocar o uniforme, dizendo do social e o de combate será uma tarefa facil, o que seria ir ao primeiro andar da nave, onde é disponibilizado um local, para fazer estas edições. Também será possivel explorar outros planetas, para encontrar recursos naturais, o que seria utilizado para evoluir Shepard, o seu grupo de combate e também a nave Normandy, alias estas evoluções são muito importantes para tornar o jogo mais fácil de terminar, e para fazer isso, é apenas preciso que siga para o andar principal, e na porta esquerda ao lado do elevador, há uma sala, onde é possível fazer estas evoluções. Em Normandy é possível conversar com algumas pessoas que fazem parte da tripulação e muitas vezes, desbloqueará algumas submissões que ajudam-o a ganhar dinheiro. Com o dinheiro que é ganho nas missões e nas submissões é possível comprar tipos de evoluções, acessorios para a sala de Shepard, combustivel para nave e sondas que são utilizados na busca de recursos naturais em outros planetas.


Explorando Planetas

Trocando Uniforme
  Mass Effect 2 apresenta inumeros tipos de inimigos, sendo que cada planeta que Shepard entra, é possível encontrar tipos diferentes de pessoas e de tecnologia, e por essa razão traz a cada missão, muita ansiedade ao jogador, pois ele quer descobrir o que terá de novo neste planeta diferente. Em Mass Effect 2, por meio das conversas é possível mudar completamente a história, pois de acordo com a rebeldia ou a bondade, a definição e o final da história muda completamente.

                                 Gráficos



O jogo exibe qualidades gráficas surpriendentes, mas não perfeitas. A qualidade facial dos personagens do jogo está bem semelhantes á realidade, sendo que tanto seres humanos como seres de outros planetas estão com gráficos muito bons. A armadura dos personagens exibe brilho e uma ótima coloração, mas a luminosidade em locais onde esta ensolarado não ficou muito bom, pois ver o refletimento da luz não se tornou algo chamativo, como Uncharted e Alan Wake que trazem uma ensoloração explendida e atraente.



Em Mass Effect 2, Shepard e sua tripulação visita inumeros planetas, sendo que cada um possui sua própria beleza e caracteristicas e com isso terá também aspectos gráficos diferentes. Por exemplo, temos o planeta Omega em que o cenário situasse em uma zona urbana e que apresenta luzes de Neon e muitos hologramas para todos os lados, o que poderia dizes que é um local que pode ser nomeado como tecnologico. Outros planetas podem apresentar um cenário natural, sendo que há arvores ou também seres da natureza para todos os lados. Também podemos dizer que alguns planetas estão destruidos, pois não há uma vida digna no local, só apresenta um pequeno número como população e ao olhar ao cenário reparasse que só há destroços no local. Uma coisa que é possivel reparar é que quase todos os cenários, ao vizualizar a paisagem, reparamos que não é uma imagem parada, sendo que há alguns movimentos tanto na superficie como no céu.





                                      Áudio



As músicas que tocam durante o jogo, são bem agradáveis, sendo que elas trazem o sentido do futuro no ouvido dos jogadores. Para exemplificar as músicas que são tocadas em Mass Effect 2, podemos dizer que elas são bem semelhantes as que tocam em Mirror's Edge. Há também alguns inimigos que são robôs, sendo que o som deles são bem "robotizados", o que traz a essência que naquele momento estamos no futuro, além disso, em Normandy possui uma inteligência artificial em que é possível perceber que a voz é quase perfeita, mas aparentemente os criadores poderiam criar um tom de voz mais robotico, semelhante ao jogo Portal 2.
 






Opinião Final
 

O principal argumento que deveria melhorar é o espaço onde Shepard caminha nos planetas que ele visita que deveria ser maior, pois muitas vezes pode dar um pouco de vontade ao jogador de conhecer mais do local, só que ele acaba descobrindo que é apenas aquele pequeno pedaço que é possível visitar. Em Mass Effect 3, para se ganhar mais sucessom eles poderiam fazer também com que o jogador possa dirigir alguns veiculos em torno de um local ou também no caminho de um planeta a outro, poderia-se criar uma jogabilidade em 3ª pessoa, para que o jogador possa controlar a nave que Shepard e sua tripulação utilizam.

Mass Effect 2 é um jogo que pode ser considerado uma obra artistica, pois ele prasenta em todos os fatores pontos positivos e também por ser um jogo de gênero RPG, pode agrada muitos jogadores que preferem Ação ou Aventura como gênero de jogos eletronicos. Esta franquia pode ser considerada muito valiosa, pois é bem inovadora e traz ao jogador além de diversão, algo diferente dos jogos do gênero, o que poderia ser sentimentos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

20 comentários:

Rafael Farias disse...

Sou fã sa série Mass Effect e gostei muito do 2,confesso que gosto mais do 1,mas o 2 é um grande game e estou super ansioso para a chegada do 3.Parabens pela analise!

Anônimo disse...

(Henk do BJ): Sou muito fã de Mass Effect, ja joguei e zerei o Mass Effect 1 e 2 e estou ancioso pelo Mass Effect 3(Que pena que foi adiado pra 2012).Enfim essa analise esta de parabens, realmente os graficos são surprendentes, as faces prece que são reais, o son tambem é um araso, e principalmente a historia é muito legal, pois se pode muda-la de acorod com a bondade ou rebeldia, e por isso e muitas coisas que eu considero Mass Effect a melhor franquia de RPG dessa geração!!!!!

Matheus Câmara disse...

eu nunca joguei mais acrescente mano alguns pontos mais importantes em termos de gráficos e jogabilidade! mais tirando isso está tudo bem! a analise ta boa tirando os quesitos que eu disse e a nota final ta correta

Anônimo disse...

Nossa perfeita essa analise,sempre quiz jogar um pouco de Mass Effect,sem duvidas e um jogão
Ah vc ja sabe quem sou XD(208).

Jill_Valentine disse...

Uau, tirou todas as minhas dúvidas do mass effect, tipo, precisava saber sobre a história, a jogabilidade. Super bacana o post, nota 10!!

Rafael Santos disse...

Ótima análise, Mass Effect 2 é realmente um jogo muito bom, não posso falar muito dele, pois não joguei o game ainda, mas mesmo assim está ótima a análise.

painel de jogos disse...

zerei esse...aguardando o 3

Patrick disse...

Meus parabéns pela analise , ficou otimo mesmo! e quanto ao jogo realmente é O JOGO , um dos melhores jogos desse genero (:

shigal disse...

jogo muito loko, ja tinha ouvido fala mas nunca tinha visto nem um treiler,esse jogo me lembra o halo e gostei pra caramba da analise

Anônimo disse...

Mass Efect 2 foi simplesmente fantástico, um dos melhores jogos que já joguei, os gráficos são fantásticos, a história é fascinante e a jogabilidade também, com certeza um dos melhores RGPs que já fizeram, agora é esperar pelo 3, que vai se passar na Terra.

lucas disse...

eu ainda nao joguei mais vendo essa analise me deu vontade de compra otimo jogo

indio disse...

muito bom velho

Anônimo disse...

A materia ficou boa, mas o jogo eu n gosto.
- Ross

Anônimo disse...

Muito daora gostei da analise daora mano bem detalhada so acho que faltou citar um puco mais os pontos negativos se tiver nesse game pq ele e perfeito.(LoboPoeta25)

Anônimo disse...

muito bem feito, parabens (sou o deadlykiller-4) um boa analise para um otimo game =]

PerseuGamer disse...

cara essa foi uma otima analise parabens!

Grayson-Hunt (GamerK95 Steam e Otros) disse...

POW MANOW ESSE GAME EH 10! mas mereceu a nota final =D

Anônimo disse...

Joguei a Demo mas não gostei muito =S

JJUCHIHA(BJ) disse...

Muito bom, continue assim!

Leonardo Costa disse...

joguei a demo e achei bom pena que é tudo ingles!

Seguidores

Diffusé par Adcash

Agregadores


Colmeia: O melhor dos blogs
Tedioso: Os melhores links
Agregador de Links - Madruga Links

Translate

Parceria

Powered by BannerFans.comAfontegeek -- A maior fonte sobre Cultura-Pop da internethttp://0.gravatar.com/avatar/202d794ecfe4a4b708470f33de8724c6?s=40&d=http%3A%2F%2F0.gravatar.com%2Favatar%2Fad516503a11cd5ca435acc9bb6523536%3Fs%3D40&r=G

Visitas