24 de mar. de 2012

Voltando no Tempo - Pitfall! (Atari 2600)




Para todos os jogadores que apreciaram o Atari 2600, e quase simplesmente impossível que eles digam que nunca jogou Pitfall!, um jogo que pode ser considerado um dos jogos que mais influenciaram a criação de jogos mais atuais como Tomb Raider e Uncharted, pela razão de que nele você deve encontrar um tesouro e esta em uma floresta, enredo que tanto o Uncharted como Tomb Raider utilizaram em um de seus jogos.



Pitfall! foi criado por David Crane , um programador que trabalhava para a Activision no início de 1980. Um pouco mais recentemente de sua criação, David Crane revelou a maneira que ele usou para criar este grande jogo:

Sentei-me com uma folha de papel e desenhei uma figura no centro. Eu disse, "Ok, eu tenho um homenzinho correndo e vamos colocá-lo em um caminho [mais duas linhas desenhadas no papel]. Onde está o caminho? Vamos colocá-lo em uma selva [coloquei algumas árvores]. Por que ele esta correndo  [Precisa coletar tesouros, evitar inimigos, etc]? "E Pitfall! Nasceu. Esse processo todo levou cerca de dez minutos. Cerca de 1.000 horas de programação depois e o jogo estava completo.

Mil horas de programação esquecendo os descansos, seriam aproximadamente 42 dias. Quem diria em tão pouco tempo, um jogo com um enredo tão tentador seria criado.

O jogo se passa de maneira que o jogador deve controlar um personagem (Harry Pitfall, o que pode nos dar a justificativa para o nome do jogo) através de um labirinto em uma selva,  com uma tentativa de recuperar 32 tesouros em um período de tempo de 20 minutos. Ao longo do caminho, ele deve ultrapasar vários perigos, incluindo poços, areia movediça , troncos rolantes, fogo, cascavéis , escorpiões e crocodilos . Harry pode pular ou evitar esses obstáculos, escalar, correr, ou se balançar em uma videira para evitá-los. O Tesouro inclui barras de ouro e prata, anéis de diamante, e sacos de dinheiro. Sob a selva há um túnel que Harry pode acessar através de escadas encontrados em vários lugares. Viajando no túnel é possível passar por três fases ao mesmo tempo, que é obrigado para recolher todos os tesouros dentro do prazo. No entanto, os túneis estão cheios de becos sem saída bloqueados por paredes de tijolos, forçando o jogador retornar à superfície em uma das escadas, e tentar encontrar uma maneira de contornar novamente. Os túneis também possuem escorpiões e Harry deve evita-los.

O jogador começa com 2.000 pontos e tem três vidas para completar o curso dentro do prazo de 20 minutos. Cada tesouro coletado varia em pontos:
  • Saco de dinheiro: 2.000 pontos
  • Barra de Prata: 3.000 pontos
  • Barra de ouro: 4.000 pontos
  • Anel de diamante: 5.000 pontos
Há oito de cada tesouro. A pontuação perfeita, alegando todos os 32 tesouros sem perder pontos é 114.000. Pontos são reduzidos por uma queda em um buraco (100 pontos) ou entrar em contato com toras parados ou rolando, a perda de ponto depende de quanto tempo o contato é feito com as toras. O jogador perde uma vida se Harry entra em contato com qualquer obstáculo (exceto toras) ou cai em um poço de piche , areia movediça,  água, ou na boca de um crocodilo.

Quer saber como é o final do jogo? Veja abaixo:


Na GDC 2011, David Crane revelou algumas curiosidades sobre o jogo, e você pode conhece-las abaixo:

1 - O desenvolvimento do Pitfall, começou 2 anos antes de seu lançamento em 1982, quando descobriu como animar um homem usando as ferramentas primitivas disponíveis para os programadores do ATARI. O objetivo de Crane era simples; “Eu não iria fazer nada enquanto não conseguisse fazer um jogo com um pequeno homem correndo!”.

2 - O projeto original de Pitfall, levou 10 minutos para ser desenhado no papel. E aproximadamente 1000 horas para ser programado. (Já foi comentado anteriormente)

3 - A inspiração para os crocodilos no jogo veio da abertura do desenho “Faísca e Fumaça” (Heckle and Jeckle, no original), onde eles passam por diversos jacarés.


4 - Pitfall fez tanto sucesso que chegou a receber cerca de 14mil cartas feitas por fã, POR SEMANA. Nas cartas, além de textos parabenizando o jogo, havia também diversos mapas do jogo feitas a mão. Activision teve que contratar alguns funcionários APENAS para abrir e ler as cartas.

5 - Pitfall permaneceu por 64 semanas como sendo o melhor jogo de todos.

6 - A versão original de Pitfall permitia que os jogadores tivessem apenas uma vida. Ou seja, se após 20 minutos de jogo, você morrer… POXAMIGOQUEPENA, PROXIMO. Levou cerca de 2 semanas para que pudessem programar vidas extras.

7 - Você pode alterar a direção e o ângulo do pulo durante os três décimos de segundo assim que você pressiona o botão. David Crane não queria que os jogadores tivesse controle TOTAL sobre os pulos, pois ele é um fã da Física. (AHHH, SE EU SOUBESSE DISSO ANTES…)

8 - O comercial de Pitfall para o ATARI 2600, contava com a partipação de Jack Black!!!!!!


9 - O título de Pitfall na verdade seria “Jungle Runner”, porém o pessoal de marketing da Activision não gostou do nome. Em um Brainstorm, “Zulu Gold” e “Amazon” foram jogados como ideia, até que finalmente chegaram a Pitfall.

10 - Activision mandava brindes as pessoas que conseguiam fazer os maiores scores possíveis. Consequentemente, David Crane diz que a Activision foi a primeira desenvolvedora de jogos a oferecer o sistema de “Achievments”.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

MrJotaDetonados disse...

ei mano,quero fazer parceria:
Meu blog é de jogo.
Link: http://jotadowns.blogspot.com.br/
mano eu to escrevendo em um comentario,porque eu não consigo criar um aconta no GMAIL,por isso escrevi aki,OK.

Seguidores

Diffusé par Adcash

Agregadores


Colmeia: O melhor dos blogs
Tedioso: Os melhores links
Agregador de Links - Madruga Links

Translate

Parceria

Powered by BannerFans.comAfontegeek -- A maior fonte sobre Cultura-Pop da internethttp://0.gravatar.com/avatar/202d794ecfe4a4b708470f33de8724c6?s=40&d=http%3A%2F%2F0.gravatar.com%2Favatar%2Fad516503a11cd5ca435acc9bb6523536%3Fs%3D40&r=G

Visitas