17 de mar. de 2012

Análise: Silent Hill Downpour




A história ao inicio, aparenta ter uma trama bastante semelhante a de filmes de gênero Suspense. O protagonista (Murphy) foi peso por vários anos, por ter roubado um veículo. Ao decorrer do enredo, ele faz um acordo com um dos polícias, e assim se encontrar com outro condenado, tido como seu vizinho, e em seguido começa a bater nele, até mata-lo. Depois disto, sem nenhuma explicação do ato, Murphy acorda em seu quarto, e com outros detidos, se junta a fila, onde todos irão ser transferidos para uma outra prisão.


 Todos os condenados são acompanhados  a um ônibus de transporte, e Anne Cunningham, uma agente penitenciária parece ter um particular desdém pelo Murphy. A linha de ônibus leva para uma estrada fora do leste de Silent Hill. No decorrer da viagem, o motorista do ônibus se distrai com gritos de Anne com os prisioneiros. No momento em que ele recebe de volta os seus olhos na estrada, é tarde demais. O caminho pela frente cai no nada. O motorista tenta desviar, mas ônibus rompe as barreiras da estrada e começa a rolar.

Agora em uma floresta, Murphy acorda solitariamente. Este é apenas o inicio desta história, entretanto aparentemente parece que o enredo foi bastante caprichado (Todos os jogos da série possuem uma grande trama). O mais interessante é que depois de tantos acontecimentos, já no inicio do jogo você já fica com algumas perguntas não respondidas: Quem é Murphy? Por que ele matou seu vizinho? Qual a razão de a agente penitenciaria ter tido um desdém com ele?



Para quem que já jogou os jogos anteriores, sabe que apenas no final que estas perguntas são respondidas (Ainda são poucas, considerando que devemos ter muito mais pela frente).




O que falar da jogabilidade? Diferente de muitas críticas, eu achei que Silent Hill Downpour possui uma jogabilidade muito boa e desta com algumas inovações que podem dificultar. Pensando nas armas, desta vez o jogador poderá levar apenas um utensilio que poderá ser utilizado como arma, sim isso mesmo, "utensilio", pois na maioria dos combates você se desafiará, e precisará utilizar objetos normais do cotidiano mais destruir os inimigos que estão em sua volta, porém a Konami não faria tanta maldade, considerando que além de uma arma branca, poderá ser levado consigo uma arma de fogo.



Uma grande inovação, foi a grande quantidade de decisões que o jogador vai ter, para que ele defina o que ele quer que ocorra nos próximos minutos da história. Muitos dos jogos da série Silent Hill já tiveram isso, mas desta vez, esta característica foi melhorada de maneira que terá muito mais.

Chuva, sempre tente evita-la. Isto, pois agora quando chover o que tiver pela frente, será os monstros do jogo. Agora o que defini se você esta em perigo, é a existência de chuva, e assim ou você vai a frente a ela, ou tenta desaparecer da mira de seus inimigos. A chuva não a única mudança de tempo que ocorrerá no jogo, sendo que teremos a mudança para dia e noite. Esta é a primeira vez que este dispositivo é utilizado em um jogo da série Silent Hill.



Tudo o que disse, nesta área de jogabilidade, são inovações, mas há muitas coisas que continuaram e se fizessem isso, não era um jogo da série Silent Hill. Sendo uma aventura de survival horror, o jogador terá que explorar ambientes detalhados e abandonados, resolver enigmas. O jogo continua sendo em terceira pessoa (Obvio!). E sendo um título de horror, Downpour também contará com vários momentos tensos e assustadores, como janelas chacoalhando por si ou um bando de corvos que aparecem do nada. Só que mesmo, tendo uma grande jogabilidade, o que pode ter estragado um pouco neste aspecto, foi a quantidade excessiva de combates que o jogador terá que exercer.



Para quem visualizou as primeiras imagens do jogo, pode ter percebido que a Konami não brincou de fazer jogo. Você pode se surpreende e muito, pois as primeiras imagens do jogo são muito realistas, na verdade o jogo possui uma qualidade gráfica que pode invejar muitas Engines.


Primeiramente começarei falando do cenário. Bem diferente de alguns jogos da série Silent Hill, Downpour não estará presente em quase toda a trama, em locais urbanizados, considerando que muito do jogo estará presente em locais Montanhosos, Florestais e alguns riachos. Estas áreas foram muito bem elaboradas, e podem hipnotizar o jogador, por tanto realismo. Entretanto não podemos esquecer o grande ponto que quando vimos sabemos: Este é Silent Hill! Isto ocorre quando  entramos no inferno industrial.



Agora quero falar sobre o personagem. Algo que pode ter chamado a atenção dos jogadores, e a qualidade que tem a movimentação da roupa do protagonista. Pode ser algo sequencial, mas é algo novo que esta tendo nos novos jogos desta geração. A roupa também fica visualmente molhada, após a ocorrência de uma chuva, e após alguns ataques contra si, o uniforme fica ensanguentado. As texturas da roupa foram bem detalhadas. Na área de iluminação, podemos dizer que neste aspecto, a Konami não falhou.




Mas diante de toda esta boa qualidade gráfica, algo que não pegou bem, foi que os frequentes problemas no Frame-Rate que causaram uma série de travamentos e em muitos momentos pode causar uma pequena lentidão que não estava nos planos do jogo.



A contribuição do novo compositor Daniel Licht foi valiosa e muito importante para o jogo, pois ela adicionou uma trilha sonora cheia de melodias assustadoras, com notas altas, ruídos, e sons industriais que podem causar um grande medo no jogador. A utilização da banda Korn para fazer a música tema do jogo, pode ter causado um grande marketing para o jogo, pois a Banda sendo de Rock pode trazer um aquele clima de Terror que todos nós gostamos.


 Silent Hill Downpour, sendo o 8º jogo da franquia, diferente de muitas criticas inovou muito. Pode ter trazido alguns problemas, entretanto nada pode fazer com que este jogão não seja adorável. Considerando que jogos bons de Terror, parecem estar escassos nesta geração, Silent Hill Downpour mostrou que ainda o gênero Survival Horror ainda pode inovar, criando tramas que assustam tanto quanto um filme de Terror. Para quem tem dúvidas de que o jogo é bom, posso dizer que se você não se importante com mínimas falhas, você vai gostar muito do jogo, pois o enredo de Downpour é bastante chamativo e pode fazer você ficar durante muitas horas jogando-o.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

wagner disse...

bem resumido. gostei.

Igor Cinti disse...

O jogo é ótimo... Estou jogando a uns 3 dias... E realmente É ÓTIMO... Para aqueles que querem baixa-lo ou compra-lo, DO IT!!!...

A análise é interessante... Mas parece que foi feita por uma pessoa que ainda não se aprofundou no jogo.

Os graficos são muito mais do que cenarios detalhados e roupas que molham! Cada local do jogo te leva a um universo assustador, diferente dos outros jogos da série, a Konami realmente se preocupou mais com o mundo real, deixando de lado um pouco o universo paralelo de Silent Hill, NO MEU CASO, o mundo real dá muito mais medo do que o "inferno", já que em casas abandonadas, e etc os locais são cheios de marcas de sangue no chão, e preenchidos por um completo caos, mostrando que ali aconteceu algo!

A variedade de objetos que podem ser usados como arma é incrível, vocë pode bater nos mostros com uma pedra, ou até mesmo com uma cadeira, que se despedaça, dando uma nova arma: Uma pedaço de madeira quebrado.

O enrredo do jogo te prende de tal forma, que desligar o console passa a ser um segundo desafio, pois o personagem a todo momento se pergunta: "como esta cidade sabe tanto sobre o meu passado, sendo que eu nem sei onde estou?" O completo isolamento, te deixa querendo "encontrar alguém vivo" a todo istante, o que dá uma completa aflição, pois sempre que alguem aparece, logo algo acontece, que você se vê novamente sozinho!

O audio do jogo é incrível, pois o radio que você carrega, apita em 70% do jogo, porém não com os clássicos chiados dos jogos anteriores, e sim com uma frequência falha do rádio da policia.

Claro, além dos "Sidequests" que seguem o jogo, tornando-o ainda mais longo e desafiador, *SPOILER* um deles é desviar a rota de patrulha dos carros de policia de Silent Hill, que misteriosamente carregam monstros, e cada vez que você os encontra, liberam uns 4 ou 5 Screamers, tornando suas andanças por Silent Hill ainda mais tensas!


EM MINHA OPINIÃO, RESUMIDA, O JOGO É INCRIVELMENTE BOM, O MELHOR DA SÉRIE! COMPREM JÁ!... HEHEHEHEHE

Riquetti disse...

Parabens pelo review do jogo!!!

csar disse...

execelente jogo!!!! incrivelmente bom!! vc entra na trama do jogo.....diferente do resident evil raccoon city que tb comprei e nao gostei!!

Guilherme Ferracioli disse...

Ótima Análise , tá de parabens , estou acompanhando o gameplay do game no youtube , estou vendo a parte em que ele pega o bonde para o outro lado , talvez mais ppra frente eu compre pra meu PS3 , Parabens novamente pela análise !

Anônimo disse...

igor cinti mando bem! discordo so do resident evil 6 que foi um resumo genial da sagas anteriores , prevendo um RE 7 com cara nova. abraços...

Anônimo disse...

O Silent Hill mais fraco em termo de história. Se comparar com o 1 ou 2, essa história é fraca. Mas não é um jogo ruim, o problema é que esse nome carrega muito peso.

Seguidores

Diffusé par Adcash

Agregadores


Colmeia: O melhor dos blogs
Tedioso: Os melhores links
Agregador de Links - Madruga Links

Translate

Parceria

Powered by BannerFans.comAfontegeek -- A maior fonte sobre Cultura-Pop da internethttp://0.gravatar.com/avatar/202d794ecfe4a4b708470f33de8724c6?s=40&d=http%3A%2F%2F0.gravatar.com%2Favatar%2Fad516503a11cd5ca435acc9bb6523536%3Fs%3D40&r=G

Visitas