20 de ago. de 2011

Análise: Alan Wake




             História


A única forma de fazer um filme magnifico em um jogo de eletrônico é trazendo a ele uma história espetacular e esse foi uma das expectativas que Alan Wake tinha o objetivo de apresentar e que deu realmente certo. Alan Wake é um autor best-sellerde ficção criminal que há mais de dois anos, não consegue ter idéias para um novo livro. Alan e sua esposa Alice, vão para a cidade Bright Falls para recuperar o seu fluxo criativo. O casal é recebido por habitantes amigaveis da cidade.



No restaurante, Alan é saudado pela garçonete, Rose Marigold , que afirma ser a maior fã de Alan, bem como Rusty , o Guarda Floresta do Parque Nacional de Elderwood, e os irmãos Anderson , os membros da antiga banda Deuses Asgard. Alan é direcionado a parte de trás do restaurante em busca de Carl Stucky. O corredor que leva para o banheiro é escuro e como Alan começa a andar lá atrás, ele é alertado por uma mulher mais velha agarrando-se a uma lanterna. Alan continua pelo corredor de qualquer maneira e bate na porta do banheiro masculino, e depois de nenhuma resposta ele é confrontado por uma mulher usando um vestido preto e um véu. Ela informa que Carl não poderia fazer e da a Alan as chaves para a cabine localizada na Ilha de mergulho no Caldron Lake . Alan sai de volta em busca de Alice, que está esperando no carro. Logo após seu carro deixa um homem (Carl Stucky mais provável) sai gritando que eles esqueceram a chave. A história cada vez mais fica interessante ao longo do jogo.

Veja abaixo o Trailer oficial de Alan Wake:



              Jogabilidade

Além de possuir uma ótima história, Alan Wake apresenta uma experiência de jogabilidade magnifica ao jogador, pois ele apresenta um gênero de Survive Horror, onde não há sangue e apresenta pouca violência. Alan Wake é bem semelhante a jogos como Resident Evil e Silent Hill, mas a forma como ele trata o gênero de Terror é bem diferente. Um jogo que seria perfeitamente ambientado com o gênero RPG apresenta um estilo de jogo completamente diferente, onde traz muita Ação, Aventura, Terror e o gênero principal que seria Suspense. Alan Wake traz ao jogador uma imaginação realista, onde na verdade este efeito ocorre com Alan. O jogo por meio de um enredo cinematográfico faz com que o jogador se prenda em um jogo, onde o jogador no momento ficam completamente ligado no controlamento de Alan.


Durante o jogo, Alan consegue vários tipos de armas diferentes, sendo que elas são muito importantes em sua jornada. Ao início do jogo, estamos em um pesadelo, onde Alan adquiri sua primeira arma, o que seria um revolver e ao longo da história ela é muito importante, pois é a arma mais fácil de se ter munição disponível. O jogador pode também encontrar armas mais poderosas, mas comparadas ao Revolver, possuem uma disponibilidade de munição menor, pois são armas que não devem ser usadas para destruir inimigos fracos, o que seria um gasto inútil.

Mesmo que Alan tenha armas, elas são quase inúteis sem a utilização da lanterna que adquirida logo ao inicio do jogo e usada até o seu final. Como os inimigos são sombras, atirar neles não trará efeito nenhum, e a única forma de fazer com que eles se tornem um objeto destrutível, é mirando a lanterna encima deles, mas alguns inimigos são mais fortes, sendo que é preciso aumentar a força da luz, o que gastara um pouco mais da bateria da lanterna. Ao longo do jogo é possível encontrar lanternas mais poderosas que substituem as antigas que estavam sendo usadas. Quanto mais poderosa for à lanterna, mais fácil será a destruição de uma sombra. Além da lanterna, Alan ao longo do consegue encontrar um Sinalizador, que além de ajudar a tornar destrutível uma sombra e iluminar o caminho, consegue também atingir o inimigo. Caso o jogador não tenha nenhuma munição, e lanterna esteja com a munição escassa à forma mais fácil de livrar-se dos inimigos é encontrar um poste de luz, ou outro local que tenha uma iluminação estável.


Alan Wake apresenta uma jogabilidade bem diversificada, onde também Alan pode dirigir carros ao longo do jogo que ajudam ainda mais ao jogador fugir dos inimigos ou também atropela-los e faz o jogador chegar de forma mais fácil nos locais. O jogo possui um tom de suspense bem interessante, onde o gênero de terror acaba se tornando apenas uma forma de dar sustos no jogador, pois o Suspense conseguiu entrar de forma mais extensiva no gênero principal do jogo, fazendo que o jogador se sinta na pele do personagem principal do jogo, pois o jogo faz com que quase todos os movimentos de Alan sejam controlados por quem esta jogando.


              Gráficos
Alan Wake proporciona uma excelente propriedade gráfica, equivalendo que foi muito bem aprimorado com toques abundantemente explorados com o objetivo de assemelhar-se à realidade, e um exemplo disso são os cenários fictícios que foram muito bem aperfeiçoados, sendo que a qualidade gráfica dos personagens ocorreu-se da mesma maneira. Constituindo uma Engine que demorou aproximadamente cinco anos para sua criação, ela conseguiu fazer com que seu objetivo principal se tornasse positivo, pois agradou milhares de jogadores com sua perfeita iluminação e brilho, além de possuir texturas magnificas que tornam o jogo ainda melhor. O Instrumento gráfico criado para aperfeiçoar a parte artística de Alan Wake pode ser considerado uma das melhores, por isso algumas qualidades perfeitas.


Alan Wake é ligado em uma história que possui uma quantidade razoável de personagens, considerado que a maioria deles foi muito bem caprichada e como eles são pessoas inexistentes, é algo incrível, pois os rostos foram quase totalmente criados por ele, mas aparentemente houve pessoas que foram usados como moldes em sua criação. Pode não possuir movimentos faciais perfeitos, mas por meio da criação de algo semelhante, aparentemente os criadores de Alan Wake, com sua nova Engine, criou algo excelente e inovador. É possível reparar que a qualidade da roupa dos personagens esta bem aperfeiçoada, considerando que foram usadas texturas de tecido semelhante aos reais, o que acarreta ainda mais um tom de realidade ao jogo.

 
Um dos pontos mais atraentes do jogo foi a grande variedade de diferentes vistas que o jogador pode ter, enquanto esta jogando Alan Wake. Exibindo cenários florestais, urbanos ou paradisíacos por haver locais bem calmos, é possível dizer que o jogo possui paisagens diversificadas, sendo que em todas elas, a qualidade gráfica é excelente. Em locais vegetativos, foram utilizados vários tipos de plantas no cenário, sendo que a maioria possui vários movimentos pela questão do vento ou também de destruição, além disso, apresentam texturas perfeitas para o tipo de iluminação, constituindo que a parte natural de Alan Wake ficou magnifica. Em locais urbanizados, o jogo aprimorou gráficos excelentes, sendo que dentro da paisagem há vários objetos que podem ser movidos ou também que possuem uma ótima qualidade, como exemplo tem os postes de luz, cadeiras, mesas e muitos outros, considerando que também podemos dizer o mesmo a cenários de vista interior de uma casa, empresa ou loja. Em ambientes serenos, há um cenário mais caprichado, sendo que os mares possuem características admiráveis e aparentemente perfeitas.



 


Nos cenários, o que mais se explorou foi à luminosidade gráfica, que em Alan Wake esta muito semelhante à realidade. Checando a luminosidade solar, é possível descrever que sendo um cenário de tempo nublado ou aberto, tantos nos dois possuem-se características diferentes em relação à qualidade gráfica iluminar, como exemplo pode-se distinguir o tempo abrumado, em que a luminosidade é mais embranquecida e opaca. Da mesma maneira que se ocorre com o iluminamento do sol, também acontece com os cenários no anoitecer, que como não se tem uma lanterna ou poste de luz, a luminosidade e feita por luz natural, o que seria a luz da Lua. Podemos articular que a luminosidade e o brilho foram bem divididos em torno dos cenários, mas algumas vezes, não funciona corretamente, sendo que em objetos refletivos, não se mostra com muito brilho, o que seria algo sem lucidez e vivacidade.


                 Áudio
Alan Wake apresenta uma ótima qualidade de áudio, equivalendo que a narração das vozes dos personagens foi muito bem selecionada e os sons que ocorrem ao longo do jogo trazem muito bem a realidade ao jogo, sendo sons de ótima qualidade. Ao longo do jogo, é possível encontrar alguns ainico l encontrar alguns rádiosparelhos radiofônicos, sendo que ao localiza-los e liga-los é possível escutar músicas de bandas reais, sendo que na maioria das vezes são de gênero rock, mas determinadas vezes em vez de musica, é possível escutar o locutor de alguma rádio apresentando seu programa. Alan Wake apresenta uma qualidade sonora, sendo muito admirável e impossível de enjoar.

Clique aqui para acessar a Lista de Reprodução com as SoundTracks de Alan Wake
Opinião Final
Um jogo extraordinário em todos fatores que ele apresenta, sendo que em alguns ele pode surpreender muito o jogador. Alan Wake possui uma história magnifica que poderia ser retratada em um grande filme, mas aparentemente por ser um jogo eletrônico, fz com que ficasse ainda melhor, pois nela o jogador pode controlar completamente. A jogabilidade do jogo é ótima, sendo muito fácil de aprender. A qualidade gráfica pode ser considerado por uma das melhores de todos os tempos. Mesmo que você goste de RPG, Ação, Luta, Suspense, Terror, Ficção, Corrida e Esportes, você ira amar Alan Wake em todos os sentidos, mas o único problema é que apenas Caixistas podem joga-lo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

16 comentários:

Tah disse...

Ainda não vi muito sobre esse jogo, mas parece ser bem interessante pela análise. :)

PerseuGamer disse...

PRA MIM e o melhor exclusivo do xbox 360!

dann145 disse...

o unico exclusivo do 360 que gosto,a ambientação é magnifica

Anônimo disse...

parece mto bom depois q desbloquer meu xbox compro esse game by henrique2011

Matheus Câmara disse...

Analise perfeita amigo muito boa!

Anônimo disse...

Alan Wake é um bom jogo, mas fiquei sem entender o final. Boa análise. by AlanD4RK

Nathanael disse...

O exclusivo do Xbox360 que mais tenho vontade de jogar,terror é um dos gêneros que mais gosto,da até verme só de ver.Queria muito ver uma análise dele no site e finalmente saiu uma :)

GamerRafinha disse...

É um dos melhores exclusivos do Microsoft Xbox 360, os gráficos são excelentes e ajogabilidade é bem familiar aos jogos da série Resident Evil e Silent Hill lançado para o 360. Muito boa a análise velho e continue assim!

shigal disse...

esse jogo é muito loko!!!

Leonardo Costa disse...

o jogo é muito bom, graficos espetaculares, um dos melhores jogos que joguei, muito incrivel!

Anônimo disse...

Muito bom esse jogo recomendo.

RevoltA disse...

bela análise, parabéns!!!!

Anônimo disse...

Jogo simplesmente fantástico.

Valber BJ disse...

Análise excelente Alan Wake foi um jogão pra mim esse é o segundo melhor jogo do Xbox 360.

Shamp BJ disse...

Ao lado de Gears Of War este jogo em minha opinião é o melhor exclusivo do Xbox. Espero ver uma continuação deste jogo. Pois a história é tão boa que te prende a atenção do inicio ao fim e poderia virar um belo filme digno de críticas positivas.

Manson disse...

Esse jogo é perfeito,acho ele(sem exagero),o melhor do 360,não é um terror muito assustador,ta mais pra suspense,mas é muito bom,a estoria então,que isso,muito bem trabalhada.

Seguidores

Diffusé par Adcash

Agregadores


Colmeia: O melhor dos blogs
Tedioso: Os melhores links
Agregador de Links - Madruga Links

Translate

Parceria

Powered by BannerFans.comAfontegeek -- A maior fonte sobre Cultura-Pop da internethttp://0.gravatar.com/avatar/202d794ecfe4a4b708470f33de8724c6?s=40&d=http%3A%2F%2F0.gravatar.com%2Favatar%2Fad516503a11cd5ca435acc9bb6523536%3Fs%3D40&r=G

Visitas